História

Num experimento que se tornou muito famoso, James Prescott Joule (1818-1889) construiu uma montagem em que fixou alguns pesos numa corda, conectando esta com uma roda com pás, imersa em água. Elevando tais pesos a uma altura apropriada e liberando-os, à medida que os pesos caíam, a roda girava, agitando a água. O atrito gerava calor, provocando um aumento da temperatura da água[1,2]. Este experimento foi a grande contribuição de Joule à determinação da primeira lei da termodinâmica, a importante lei de conservação de energia.

A idéia de Joule foi adotada por diversos inventores, dentre os quais citamos H. L. Callendar[3,4], que introduziu adaptações e aperfeiçoamentos para medições de precisão.

Bibliografia e Referências

1. APS NEWS December 2009, volume 18, Number 11, American Physical Society (aps.org).
Veja, em particular, December 1840: Joule’s abstract on converting mechanical power into heat.

2. Archives from
the Science Museum, the Museum of Science and Industry, the National Science and Media Museum
and the National Railway Museum (collection.sciencemuseum.org.uk).
Veja, em particular, James Prescott Joule 1818-1889.

3. Gerard L'E. Turner, Nineteenth-Century Scientific Instruments, pp 111-112 (1983).

4. Physical Instruments, The Cambridge Scientific Instrument Company, list No. 42, pg 49 (1906).
(www.sil.si.edu)

voltando à página inicial