Introdução

Este texto, e seus documentos anexos, apresentam uma parte do acervo histórico de equipamentos de ensino da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), adquiridos na fase inicial da Escola de Minas de Ouro Preto (EMOP), uma das instituições de ensino superior que deram origem à UFOP.

Aqui, o principal objeto de nossa atenção é a coleção de equipamentos de ensino de Física, herdada por esta Universidade, e desenvolvida principalmente ao longo das primeiras décadas subsequentes à fundação, em 1876, da EMOP, cuja história encontra-se bem relatada na interessante obra do Prof. José Murilo de Carvalho[1].

A apresentação desta página eletrônica procura dar início a um processo de documentação de nossa coleção, que julgamos ser uma parte importante da memória da UFOP. Pretende-se, com isto, dar visibilidade a este acervo e sensibilizar a comunidade universitária, e o público em geral, a respeito da importância do mesmo.

No Brasil, ações de preservação de acervos de Ciência e Tecnologia (C&T) são bem recentes e tem sido lideradas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST-fundado em 1985), em colaboração com outras Instituições. O trabalho pioneiro do MAST, descrito no artigo de Granato e Lourenço[2], revela que a identificação de documentação e equipamentos de C&T em todo o país diz respeito a um universo ainda pouco explorado. De acordo com o conhecimento corrente, há no país um número bastante reduzido de museus de C&T (em geral inseridos em universidades e escolas de segundo grau) que preservam este tipo de patrimônio cultural.

Nota-se uma importante similaridade (a partir da origem dos equipamentos - fabricantes e fornecedores) entre o acervo da UFOP e o de outras Instituições (veja ao lado).

É importante salientar que o conjunto de equipamentos aqui mostrado constitui apenas uma pequena parte daquilo que se encontra fisicamente disponível nesta Universidade (em variados graus de conservação). Portanto, esta mostra poderá ser ampliada como resultado de investigações posteriores sobre o mesmo acervo.

Prof. Djalma Nardy Domingues

Departamento de Física
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Ouro Preto, Junho de 2019.

Áreas Temáticas

imagem do aparelho para ondas longitudinais e transversais imagem do aparelho de Haldat imagem do pirômetro com escala

imagem do condensador de Aepinus imagem do oscilador de Righi imagem do aparelho para demonstração das leis de refração

O acervo aqui apresentado, em quase sua totalidade de origem européia (alemã e francesa), e que atualmente poderíamos reconhecer como pertinente ao ensino de Física Básica, está associado, aproximadamente, às cinco primeiras décadas de existência da EMOP.

A divisão temática adotada procura respeitar a terminologia daquela época. Cada equipamento está descrito numa ficha, pertencente a uma das seguintes seções: Acústica, Mecânica dos Líquidos e dos Gases, Calor, Eletricidade, Eletrodinâmica, e Óptica.

Uma fonte de consulta inicial para nosso trabalho foram os catálogos dos próprios fabricantes (também pertencentes ao acervo da UFOP). Nas fichas individuais dos equipamentos aparecerão com frequência referências a (fabricantes) Max Kohl, E. Leybold's Nachfolger, Les Fils d'Émile Deyrolle, Jules Duboscq, dentre outros. Tais referências também tem sido feitas por outras Instituições brasileiras em trabalhos de catalogação ou preservação de seu acervo.

Outras fontes importantes, a quem fazemos referência, são os museus virtuais de diversas Instituições de prestígio como (Smithsonian, Harvard University Collection of Scientific Instruments, University of Oxford History of Science Museum, University of Cambridge Whipple Museum of the History of Science, Museo Galileo e várias outras), nos quais encontramos muitos dos equipamentos que também possuímos em nosso acervo. Também registramos nosso reconhecimento especial ao trabalho do Prof. Thomas B. Greenslade, Jr., publicado em Instruments for Natural Philosophy (Kenyon College), onde pudemos encontrar um vasto material sobre aparatos de ensino de Física.

Para cada equipamento apresentamos uma bibliografia pertinente que inclui, em alguns casos, um artigo descrevendo o trabalho original de seu inventor.

Descobrir com que extensão, e de que forma, tal conjunto de equipamentos de ensino foi efetivamente utilizado nas aulas práticas do passado (na época da EMOP) não será uma tarefa fácil. Entretanto, o que nos parece evidente, mediante exame do acervo, bem como consultas a catálogos e livros-texto da época, é que (1) um grande investimento (em contraste com a realidade atual da grande maioria das Instituições de ensino brasileiras) foi feito na construção da coleção, como evidenciado pelo número de equipamentos e pela alta qualidade de sua fabricação; (2) as aulas práticas tinham uma abordagem mais demonstrativa, sob o comando do professor, sem uma participação mais ativa dos alunos e (3) sob o ponto de vista de temática, propunha-se um ensino prático de física bastante moderno para a época, o que é evidenciado pelo fato de que muitos dos equipamentos estavam então associados a desenvolvimentos científicos ou técnicos recentes.

Fontes Bibliográficas

1. José Murilo de Carvalho, A Escola de Minas de Ouro Preto: O Peso da Glória, Editora UFMG (2002).

2. M. Granato e M. Lourenço (editores), Coleções Científicas Luso-Brasileiras: Patrimônio a Ser Descoberto,
MAST (2010).

Contacte-nos

Propostas de correções, sugestões ou críticas, ou comunicações de qualquer outra natureza, podem ser enviadas para o endereço eletrônico physicsvirtualmuseum@ufop.edu.br.