História

A passagem de corrente elétrica através dos eletrodos (bastões de carbono) produz um desgaste de suas extremidades, o que acarreta um aumento na separação das mesmas e um consequente aumento na resistência elétrica do dispositivo. Então, a corrente elétrica diminui e o arco elétrico tende a desaparecer, provocando o desligamento da lâmpada. Desta forma, tornava-se necessário uma constante regulagem da separação entre os eletrodos. Para superar as inconveniências de uma regulagem manual, criaram-se arranjos que potencialmente permitissem uma regulagem automática, dispensando a atuação de um operador. Um dos primeiros arranjos neste sentido foram os reguladores com eletroímã. A idéia central (proposta por Foucault) consistia em fazer com que a corrente da lâmpada também alimentasse a bobina de um pequeno eletroíma (em série com o circuito dos eletrodos de carbono), de forma que a armadura do eletroíma (sob ação de uma força proporcional a esta corrente) faria parte de um mecanismo de movimento dos bastões de carbono. A regulagem era obtida mediante a oposição de dois mecanismos de mola. Um deles atuaria no sentido de manter os bastões unidos. O outro, solidário à armadura do eletroíma, atuaria no sentido oposto, e com uma intensidade proporcional à corrente no circuito. Uma limitação do regulador de Foucault é que o mesmo não era inteiramente automático, requerendo a ação de um operador para, no ato de ligar a lâmpada, estabelecer uma separação inicial entre os bastões. Após diversas melhorias introduzidas por Duboscq, a lâmpada de arco com regulador elétrico de Foucault e Duboscq teve seu uso popularizado em teatros e casas de ópera[1].

Bibliografia e Referências

1. Single-Light Regulators, em
Alglave and Boulard, The Electric Light, Its History, Production and Application, pp 55-67 (1884) (archive.org).

2. Thomas B. Greenslade, Jr., Instruments for Natural Philosophy, Kenyon College.
Veja, em particular, Arc Light
(http://physics.kenyon.edu/EarlyApparatus/Electricity/Arc_Light_Switch/Arc_Light_Switch.html).

voltando à página inicial