História

Atribui-se a Papin (1676)[1] a invenção da máquina pneumática com dois pistons, sendo estes acionados por um mecanismo de corda e polia. A partir de 1703, Hauksbee[1] passou a produzir comercialmente tais máquinas pneumáticas, seguindo as idéias gerais de Papin, mas tendo como mecanismo de acionamento dos pistons uma cremalheira e um pinhão. Um acessório padrão destas máquinas era o "index mercurialis", um tubo de mercúrio para indicar a pressão e avaliar o vácuo no recipiente. A principal vantagem no uso de dois pistons era que obviamente se dobrava a velocidade de bombeamento.

Uma descrição detalhada de aspectos construtivos e de funcionamento da máquina pneumática de dois pistons, acompanhada de uma análise quantitativa de seu desempenho, pode ser encontrada no Traité Élémentaire de Physique (1887) de A. Ganot[2].

Bibliografia e Referências

1. Anne C. van Helden, The Age of the Air Pump,
Société Belgo-Néerlandaise pour l'histoire des sciences et des universités (1991) (gewina.nl).

2. A. Ganot, Machines Pneumatiques, Traité Élémentaire de Physique, pp 393-401 (1887) (archive.org).

3. Museo Galileo Virtual Museum (museogalileo.it).
Veja, em particular, Air pump, twin barrels, table-top model.

4. Albert Balasse (lecompendium.com).
Veja, em particular, Machine pneumatique à deux corps de pompe.

5. Thomas B. Greenslade, Jr., Instruments for Natural Philosophy, Kenyon College.
Veja, em particular, Vacuum Pumps
(http://physics.kenyon.edu/EarlyApparatus/Pneumatics/Vacuum_Pump/Vacuuum_Pump.html).

voltando à página inicial