História

Charles Wheatstone foi um físico britânico que ficou particularmente famoso por dois instrumentos: o telégrafo de Cooke-Wheatstone e a ponte de Wheatstone. Esta foi uma invenção de Samuel Christie, mas foi Wheatstone quem popularizou o seu uso (na medição precisa da resistência elétrica). O telégrafo resultou de uma idéia original de Cooke, para o qual Wheatstone contribuiu com discussões científicas no estágio inicial de seu desenvolvimento[1,3,4].

Em 1834 Wheatstone tornou-se professor de física experimental no King's College de Londres e em 1835 iniciou seus experimentos em telegrafia elétrica[2].

Cooke e Wheatstone patentearam o telégrafo de 5 agulhas em 1837, data a partir da qual o mesmo passou a ser utilizado em linhas de trem. Posteriormente, Wheaststone introduziu uma importante contribuição na área de telecomunicações, a invenção do transmissor automático, dispositivo através do qual a mensagem a ser transmitida era codificada na forma de padrões de orifícios numa tira de papel, estes convertidos em impulsos eletricos transmitidos ao longo da linha telegráfica, o que permitiu uma transmissão de mensagens muito mais rápida do que aquela praticada manualmente através da chave Morse[2].

Quanto à ponte de Wheatstone, a mesma é ainda amplamente utilizada em laboratórios didáticos de física e de eletricidade.

Bibliografia e Referências

1. The Institution of Engineering and Technology (theiet.org).
Veja, em particular, Archives Biographies: Sir Charles Wheatstone 1802-1875.

2. Museum Victoria Collections (collections.museumvictoria.com.au).
Veja, em particular, Sir Charles Wheatstone - a biography.

3. Thomas B. Greenslade, Jr., Instruments for Natural Philosophy, Kenyon College.
Veja, em particular, Wheatstone Bridge
(http://physics.kenyon.edu/EarlyApparatus/Electrical_Measurements/Wheatstone_Bridge/Wheatstone_Bridge.html).

4. Magnet Academy at National Magnet Field Laboratory (nationalmaglab.org).
Veja, em particular, Wheatstone Bridge - 1843.

voltando à página inicial