História

Augusto Righi foi um físico italiano (1850-1920)[1] que desenvolveu diversos trabalhos experimentais em eletromagnetismo, em particular sobre ondas elétricas Hertzianas e suas aplicações na telegrafia sem fio. Após Hertz ter anunciado sua descoberta das ondas eletromagnéticas, Righi passou a investigá-las, tendo publicado seus resultados num tratado, Optice Elletrica (1897). Enquanto professor na Universidade de Bologna, Righi produziu ondas eletromagnéticas de 2,5 cm, enquanto Hertz as produzia com comprimento de onda de 30 cm. Righi aperfeiçoou o gerador de ondas eletromagnéticas de Hertz, tendo inserido o intervalo gerador de faíscas em óleo de vaselina, tornando a produção de ondas mais estável e consistente[1].

Em Bologna, Marconi, desde sua infância apaixonado por física e eletricidade, visitou Professor Righi diversas vezes, tendo recebido deste o incentivo a continuar sua educação de forma a obter um conhecimento básico e sólido. Marconi não seguiu este conselho e, ao invés disto, continuou seus experimentos por conta própria. Após ter completado seu novo arranjo (mais tarde denominado telegrafia sem fio), Marconi mudou-se para Londres, para patentear sua invenção e desenvolver suas aplicações[2].

O oscilador de Righi foi um dos componentes importantes utilizados por Marconi em seu arranjo para a transmissão de sinais a longas distâncias[3,4].

Bibliografia e Referências

1. Pandora - Australia's Web Archive (pandora.nla.gov.au).
Veja, em particular, Augusto Righi: 1850-1920.

2. Fondazione Guglielmo Marconi (fgm.it).
Veja, em particular, Augusto Righi
(http://www.fgm.it/en/marconi-en/profiles/augusto-righi.html).

3. Museum of the History of Science - University of Oxford (mhs.ox.ac.uk).
Veja, em particular, Wireless World: Marconi & the making of radio.

4. Andreas Antoniu, On the Roots of Wireless Communications,
IEEE Circuits and Systems Magazine, pp 15-25 (2011).

voltando à página inicial