Áreas Temáticas
O acervo aqui apresentado, em quase sua totalidade de origem européia (alemã e francesa), e que atualmente poderíamos reconhecer como pertinente ao ensino de Física Básica, está associado, aproximadamente, às cinco primeiras décadas de existência da EMOP.
A divisão temática adotada procura respeitar a terminologia daquela época. Cada equipamento está descrito numa ficha, pertencente a uma das seguintes seções: Acústica, Mecânica dos Líquidos e dos Gases, Calor, Eletricidade, Eletrodinâmica, e Óptica.
Uma fonte de consulta inicial para nosso trabalho foram os catálogos dos próprios fabricantes (também pertencentes ao acervo da UFOP). Nas fichas individuais dos equipamentos aparecerão com frequência referências a (fabricantes) Max Kohl, E. Leybold's Nachfolger, Les Fils d'Émile Deyrolle, Jules Duboscq, dentre outros. Tais referências também tem sido feitas por outras Instituições brasileiras em trabalhos de catalogação ou preservação de seu acervo.
Outras fontes importantes, a quem fazemos referência, são os museus virtuais de diversas Instituições de prestígio como (Smithsonian, Harvard University Collection of Scientific Instruments, University of Oxford History of Science Museum, University of Cambridge Whipple Museum of the History of Science, Museo Galileo e várias outras), nos quais encontramos muitos dos equipamentos que também possuímos em nosso acervo. Também registramos nosso reconhecimento especial ao trabalho do Prof. Thomas B. Greenslade, Jr., publicado em Instruments for Natural Philosophy (Kenyon College), onde pudemos encontrar um vasto material sobre aparatos de ensino de Física.
Para cada equipamento apresentamos uma bibliografia pertinente que inclui, em alguns casos, um artigo descrevendo o trabalho original de seu inventor.
Descobrir com que extensão, e de que forma, tal conjunto de equipamentos de ensino foi efetivamente utilizado nas aulas práticas do passado (na época da EMOP) não será uma tarefa fácil. Entretanto, o que nos parece evidente, mediante exame do acervo, bem como consultas a catálogos e livros-texto da época, é que (1) um grande investimento (em contraste com a realidade atual da grande maioria das Instituições de ensino brasileiras) foi feito na construção da coleção, como evidenciado pelo número de equipamentos e pela alta qualidade de sua fabricação; (2) as aulas práticas tinham uma abordagem mais demonstrativa, sob o comando do professor, sem uma participação mais ativa dos alunos e (3) sob o ponto de vista de temática, propunha-se um ensino prático de física bastante moderno para a época, o que é evidenciado pelo fato de que muitos dos equipamentos estavam então associados a desenvolvimentos científicos ou técnicos recentes.